Aprenda a fazer o Yonkoma, um mangá no formato de tirinhas

0
154

 

Por meio do #JHSPONLINE, a Japan House São Paulo segue apresentando diariamente em suas redes sociais conteúdo diverso, trazendo informações e atividades relacionadas ao Japão, para que os interessados possam ampliar seus conhecimentos sobre o país. Para o período entre 21 de setembro e 02 de outubro, a instituição preparou uma programação especial que traz assuntos como cultura, arte, artesanato e literatura.

 

 

As famosas ‘tirinhas’ japonesas Yonkoma – um mangá composto por quatro quadros ou vinhetas de tamanhos iguais ordenados de cima para baixo – normalmente são histórias curtas, leves e bem-humoradas, que ganham espaço na programação. No dia 28/09, o quadrinista Caio Yo mostra como escrever e desenhar sua própria tirinha em casa.

 

Confira abaixo a programação completa entre 21/09 e 02/10:

 

21 de setembro – Segunda-feira

Keiro no hi – Dia do respeito aos idosos

O Japão é o país cujo a população possui a maior taxa de expectativa de vida do mundo. Em 1966 foi instaurado um feriado nacional para a valorização dos anciãos japoneses e a sua importância para a sociedade nipônica. O texto contará mais sobre as características e celebrações do chamado de Keiro no Hi, em português, Dia do Respeito aos Idosos.

 

22 de agosto, às 16h – Terça-feira

Conversa com o Educativo – Mottainai: O não-desperdício e o respeito pelas coisas

Esta sessão via explorar a história do elemento Mottainai, que pode ser traduzido como “Não desperdiçar” e a sua transformação com o passar do tempo, até se transformar em uma palavra símbolo dos movimentos zero waste ao redor do mundo.

Link de acesso: Será disponibilizado um dia antes no site e mídias sociais da instituição.

 

Shuubun no Hi – Equinócio de Outono

Feriado nacional japonês, o Shuubun no Hi marca a chegada do outono no Japão. As estações do ano possuem significados muitos valiosos para a população do arquipélago e, para além de seus climas e paisagens bem marcados, têm muitas simbologias a elas associadas. Nesse texto, o público poderá saber mais detalhes sobre essa data, suas comidas típicas e sua importância.

 

23 de setembro – Quarta-feira

Kintsugi

O kintsugi é uma técnica artesanal que consiste no reparo de objetos de porcelana e cerâmica com a utilização de laca ou cola misturadas a ouro, prata ou platina, enfatizando as rachaduras e fissuras. Esse ofício traz à tona os conceitos de imperfeição e de valorização do uso e da percepção da passagem do tempo. Nesse vídeo, Paulo Hatanaka, restaurador de obras de arte que desenvolve a técnica do kintsugi, falará mais sobre seu surgimento e mostrará seu processo de realização.

 

24 de setembro – Quinta-feira

Clube de Leitura @ A fórmula preferida do professor

O Clube de Leitura prevê a realização de encontros com a curadoria de Natasha B. Geenen, diretora cultural da JHSP e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, e vai considerar livros traduzidos diretamente do japonês para o português para ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário. A proposta é que os participantes tenham uma discussão informal com a mediação de Paulo Werneck e um convidado especialista no assunto da vez.

Sobre o livro: bit.ly/aformulapreferida

Inscrição: forms.gle/8gB69pTzDxJFXknu6

*ATENÇÃO: Os encontros do Clube de Leitura serão realizados online, por meio da plataforma Zoom. O link para o acesso será enviado por e-mail após a inscrição.

 

24 de setembro – Quinta-feira

Taiko

Taiko é a denominação para os instrumentos de percussão japoneses. Com uma grande variedade, diversos tambores compõem a arte do Taiko, com sons vibrantes e vigorosos. Organizado pela Associação Brasileira de Taiko, o vídeo destaca alguns dos instrumentos com demonstrações de professores e conta mais sobre sua história.

 

25 de setembro – Sexta-feira

Oshibana

Uma das principais marcas do outono são as folhas secas que caem das árvores e acumulam-se no chão. Pensando nisso e com a chegada dessa estação no Japão, a Japan House São Paulo convidou a professora Emi Imai para ensinar o passo a passo da Oshibana, técnica japonesa de desidratar e prensar flores e folhas para a elaboração de trabalhos artísticos.

 

28 de setembro – Segunda-feira

Yonkoma

Yonkoma é como são chamadas no Japão as populares tirinhas em quadrinhos. Normalmente são histórias curtas, leves e bem-humoradas. O quadrinista Caio Yô vai mostrar como escrever e desenhar sua própria tirinha.

 

29 de setembro, às 16h – Terça-feira

Conversa com o Educativo –Wabi-Sabi e o sentimento de impermanência  

Este encontro abordará o aspecto contemplativo da passagem do tempo encontrado em muitas manifestações da cultura japonesa. A partir da concepção de Wabi-Sabi será discutida a capacidade de encontrar beleza nas coisas imperfeitas, incompletas e impermanentes.

Link de acesso: Será disponibilizado um dia antes no site e mídias sociais da instituição.

 

29 de setembro, às 20h – Terça-feira

Estreia Hell Says Noh (Lampião Diz Nô)

A Japan House São Paulo, em uma parceria especial com a Embaixada do Brasil em Tóquio, promove a estréia no Brasil da peça “Hell Says Noh” (Lampião Nô Inferno), uma releitura da obra de cordel “A Chegada de Lampião no Inferno”, do brasileiro José Pachêco. Apresentada no Japão em novembro passado, no marco da ponte olímpica do Rio a  Tóquio, a produção teatral Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno), foi concebida pela Embaixada do Brasil em parceria com a diretora e especialista em Nô, Soraya Umewaka, como estratégia inovadora de levar a cultura brasileira ao público japonês por meio da fusão com expressões culturais nipônicas, artes marciais e tecnologia multimídia. O espetáculo baseia-se em uma reinterpretação por Umewaka da obra literária “A Chegada de Lampião no Inferno”, de José Pachêco, importante autor brasileiro de textos de cordéis do século XX.

Quando: 29 de setembro, às 20h (Duração 40 minutos)

Onde: Canal do YouTube da instituição

Participação livre e gratuita

Legendas em português

 

30 de setembro, às 20h – Quarta-feira

Bate-papo sobre a peça Hell Says Noh (Lampião Diz Nô), às 20h

Complementando a programação especial da estreia de Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno), no dia 30, às 20h, a Japan House São Paulo promove uma conversa com a diretora Soraya Umewaka e o Mestre Nô Naohiko Umewaka, ator protagonista da peça, com mediação compartilhada entre Angela Mayumi Nagai, pesquisadora e especialista do Teatro Nô; e Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo.

Quando: 30 de setembro, às 20h (Duração 60 minutos)

Onde: Canal do YouTube da instituição

Informações sobre como participar: www.japanhousesp.com.br

Tradução simultânea para português, japonês e inglês

 

01 de outubro – Quinta-feira

Tsukimi – Festival da Lua

Tsukimi é o nome da tradição japonesa de observar a lua no outono. Neste dia, um festival acontece para homenagear essa força da natureza e suas origens relacionam-se com um momento de que a população tinha para expressar sua gratidão por toda a colheita do ano e renovar suas esperanças. Em 2020, essa celebração acontece no dia 01 de outubro e o texto feito pela Japan House São Paulo trará informações sobre a história dessa data e sua importância até os dias de hoje.

 

02 de outubro – Sexta-feira

Kirigami

Em seu segundo vídeo, Naomi Uezu ensinará uma nova técnica de kirigami, arte tradicional japonesa que cria objetos e formas a partir de cortes e dobras de papel. Dessa vez, ela mostrará o passo a passo de como fazer um objeto inspirado no Tsukimi, o festival da Lua Cheia de Outono.

 

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:

 

Site: https://www.japanhousesp.com.br/

Facebook: www.facebook.com/JapanHouseSP/  

Instagram: @japanhousesp

Twitter: www.twitter.com/japanhousesp  

Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo