Análise do documentário ‘O Dilema das Redes’, disponível na Netflix

0
297

 

O documentário ‘O Dilema das Redes’ foi lançado em Janeiro de 2020, mas só este mês, após ser acrescentado no catálogo da Netflix que virou comentário entre todos. Tudo isso por trazer uma visão catastrófica do uso de redes sociais, mas será que elas são tão más assim ou somos nós que nos deixamos influenciar por elas?

 

 

Um dos pontos fortes de ‘O Dilema das Redes’ é trazer de forma didática e muito bem humorada o verdadeiro funcionamento das redes sociais e de seus algoritmos, mesclando relatos de grandes nomes da tecnologia de empresas como Facebook, Google e Twitter, com uma história fictícia com um fim “semi-trágico”. Outro ponto legal é exatamente ver estes relatos desses especialistas e ex-funcionários destas empresas gigantes da tecnologia, mostrando ao público como nós, usuários somos apenas produtos para eles e como somos facilmente manipulados por algoritmos. Algoritmos estes que os próprios especialistas dizem, já agirem por si só e que já não temos mais controle sobre eles.

 

 

Se você é formado ou trabalha com tecnologia (assim como eu… blogueiro e cientista da computação) já até sabia “mais ou menos” como funcionavam estes algoritmos e como as redes sociais usam os dados que “pegam” de nós, mas muitos leigos que teriam dificuldade em entender uma explicação sobre tudo isto, conseguem captar estas informações facilmente ao assistir ‘O Dilema das Redes’.

 

Porém…. sempre tem um porém nestes documentários com visões catastróficas. Será que realmente estas empresas e estas redes sociais são realmente os grandes vilões? As “fake news” nasceram realmente “ontem” com as redes sociais ou são só termos novos para velhos costumes? Eu me lembro muito bem das fofocas de vizinhas, das mentiras entre amigos que prejudicavam uma pessoa, isso tudo beeeemmm antes das redes sociais…

 

 

As redes sociais só ampliaram a podridão do mundo. E o que muita gente tem “raiva” das redes sociais é que estas ganham dinheiro com a “nossa podridão”. Será que o problema é que elas ganham dinheiro com a humanidade escrota ou por que não fui eu quem inventou isto?

 

Não estou aqui pra defender as redes sociais ou estas gigantes de tecnologia, mas o problema pra mim são as pessoas que utilizam as tecnologias de forma ruim, e também aquelas pessoas que acabam se “viciando” e tornando estes sites “suas vidas”. Eu acredito que basta um aprendizado maior de como funcionam as redes sociais (e nisto o documentário é muito benéfico) para que as pessoas utilizem menos elas, de maneira moderada. Também precisamos punir exemplarmente pessoas que utilizam de forma ruim as redes sociais (especialmente no Brasil).

 

Por fim… não vi nenhum relato de ex-funcionários de empresas de streaming tais como Amazon Prime Video ou Netflix, que também se beneficiam destes algoritmos, destes usuários “viciados”, etc… porque será hein?! Será que o principal era fazer as pessoas saírem de Facebook, Twitter e Instagram e assistissem mais séries? Fica aí a dúvida…

 

 

Apesar das minhas críticas, ‘O Dilema das Redes’ é um bom documentário e devia ser apresentado ao máximo de pessoas possível, desde que elas tivessem um “especialista” em tecnologia para lhes explicar cada ponto abordado nele.

 

O documentário ‘O Dilema das Redes’ está disponível na plataforma de streaming da Netflix. Confira o trailer abaixo:

 

O Dilema das Redes - Netflix
Nota Final
8.1/10
8.1/10
  • Ideia e Roteiro - 8/10
    8/10
  • Levantamento de Dados e Relevância - 9/10
    9/10
  • Impacto do Público - 9.5/10
    9.5/10
  • Fotografia, Figurinos e Efeitos Visuais - 6/10
    6/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

‘O Dilema das Redes’ é um bom documentário e devia ser apresentado ao máximo de pessoas possível, desde que elas tivessem um “especialista” em tecnologia para lhes explicar cada ponto abordado nele.