Análise da 1º temporada da série ‘El Presidente’

0
57

 

As partidas de futebol no Brasil tem voltado aos poucos após um longo período de quarentena por conta da pandemia de COVID-19, mas o que os amantes do esporte fizeram durante este tempo? Bom… eu assisti a série ‘El Presidente’ na Amazon Prime Vídeo e adorei!

 

 

A 1º temporada da série ‘El Presidente’ estreou no dia 5 de Junho na Amazon Prime Vídeo e conta a história de corrupção no mundo do futebol que estourou com o escândalo FIFAgate em 2015. Na história, o então presidente da Federação Chilena de Futebol, Sérgio Jadue é forçado por uma agente do FBI a ser informante da agência e passar informações sobre a corrupção na Conmebol e posteriormente na FIFA.

 

 

A série por ser latina tem aquele toque sempre de humor ao mostrar situações absurdas de corrupção. Além disso, critica à todos, nações, federações, presidentes e até o FBI, mostrando o lado sujo de uma investigação série. Claro que nem tudo o que mostra na série é real (algumas dessas “invenções” são relatadas ao final da temporada), mas podem crer que a maioria das situações relatadas nela são reais. Infelizmente para uma pessoa que ama futebol, assim como eu, é triste conhecer assim a fundo como funciona os bastidores de uma partida de futebol, da Copa América e até da Copa do Mundo. Faz a gente pensar se tudo aquilo que torcemos é real ou se somos enganados o tempo todo.

 

 

O mais curioso é que os nomes de todos os envolvidos no escândalo são mostrados na série sem nenhum pudor e sem medo de processos. Os atores são idênticos aos personagens na vida real e isto traz uma sensação de realidade (pelo menos pra quem acompanha futebol) impressionante. Apesar do personagem principal ser Sérgio Jadue, presidente da ANFP, é Julio Grondona, ex-Presidente Financeiro da Fifa, que morreu em 2014 quem narra a série… mas com uma “participação especial” de João Havelange ex-Presidente da CBF dando uns pitacos engraçados e absurdos nos últimos episódios.

 

 

Apesar da série focar na corrupção dos últimos 20 ou 30 anos no futebol, ela mostra que isto acontece há muito mais tempo. Talvez desde o século 19 quando o futebol moderno foi criado? Recomendo que assista a série ‘The English Game’ que está disponível na Netflix e saiba mais….

 

As atuações da série estão impecáveis, especialmente a de Andrés Parra que interpreta Sérgio Jadue, mostrando um presidente fanfarrão e cheio de vontade e “vencer” neste mundo da corrupção do futebol.

 

 

Os episódios são “gostosos” de assistir e quase sempre sai uma risada. Se você é assim como eu que ama futebol, vai rever alguns momentos importantes do esporte (como a Copa América de 2015) e lembrar de situações que viveu naqueles momentos.

 

Talvez o mais triste é ver que a maioria destes que estavam envolvidos neste escândalo de corrupção ainda estão no meio do futebol, o que torna questionável os resultados que vemos por aí….

 

 

A 1º temporada da série ‘El Presidente’ está disponível em 8 episódios na plataforma de streaming da Amazon Prime Vídeo Brasil. Confira o trailer abaixo:

 

 

1º Temporada da série El Presidente - Amazon Prime Video
Nota Final
9/10
9/10
  • Ideia e Roteiro - 9.5/10
    9.5/10
  • Fotografia, Figurinos e Efeitos Visuais - 8.5/10
    8.5/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
  • Adaptação e Atuação - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os episódios são “gostosos” de assistir e quase sempre sai uma risada. Se você é assim como eu que ama futebol, vai rever alguns momentos importantes do esporte (como a Copa América de 2015) e lembrar de situações que viveu naqueles momentos.