Análise da 1º temporada da série ‘The English Game’

0
220

 

Em tempos de pandemia do COVID-19 e enquanto nós fãs do futebol estamos órfãos das partidas (por conta dos adiamentos das competições), nada melhor do que a série ‘The English Game’ que conta com maestria os primórdios do futebol moderno (e profissional), lá no final do século 19.

 

 

A série ‘The English Game’ foi lançada na plataforma de streaming da Netflix no dia 20 de Março deste ano e já se tornou uma das minhas favoritas, pois conta a história de uma de minhas paixões: o futebol.

 

Na série logo conhecemos James Walsh (Craig Parkinson) dono de uma empresa de algodão na cidade de Darwen, que contrata dois operários da EscóciaFergus Suter (Kevin Guthrie) e Jimmy Love (James Harkness) – para jogar no seu time. Tudo isso para ganhar a tão sonhada taça da FA Cup (a Copa da Inglaterra que existe até hoje), porém, nesta época o futebol era amador e conhecido por ser um “jogo de cavalheiros”, ou seja, dominado pela elite inglesa, e as regras não permitiam que jogadores fossem pagos para jogar.

 

 

A produção mistura fatos reais com acontecimentos fictícios para contar a história de um dos maiores esportes do mundo e de como ele se tornou um dos mais lucrativos também. Suter é conhecido como o primeiro jogador profissional e criador do que chamamos de futebol moderno.

 

 

Além de contar sobre a história do futebol, a série mistura outras situações bem interessantes, como as das indústrias, os dramas familiares, políticos e empresariais da época. Ou seja, não é só mais uma produção sobre futebol com jogadas e gols bonitos, tem toda uma trama bem trabalhada em volta da história principal. Também mostra com maestria os problemas da classe operária da época (que não é tão diferente da atual sabia?!) e de como o esporte era amado por todas as classes.

 

 

Também é interessante ver a importância de Arthur Kinnaird (Edward Holcroft) como um dos apoiadores da classe operária (no esporte e na profissionalização dele), mesmo após ter se mostrado um “mauricinho esnobe” da elite e até então conhecido como o melhor jogador da Inglaterra. Ele evolui bem na série a ponto de o admirarmos.

 

 

O final já era meio que esperado (feliz, claro!) mas com alguns percalços pelo caminho, como a lesão gravíssima de Jimmy Love que tirou ele dos gramados precocemente. Mesmo assim, se você é apaixonado pelo futebol, vai se emocionar em ver a cena de Fergus Suter levantando a taça da FA Cup.

 

Super recomendo que assista, mesmo se você não é tão interessado em futebol, afinal, como mencionei anteriormente, ‘The English Game’ não é só uma série sobre esporte.

 

 

A 1º temporada de ‘The English Game’ está disponível em seis episódios na plataforma de streaming da Netflix. Confira o trailer abaixo:

 

 

1º Temporada da série The English Game - Netflix
Nota Final
8.4/10
8.4/10
  • Ideia e Roteiro - 9/10
    9/10
  • Fotografia, Figurinos e Efeitos Visuais - 8/10
    8/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 7.5/10
    7.5/10
  • Adaptação e Atuação - 9/10
    9/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Super recomendo que assista, mesmo se você não é tão interessado em futebol, afinal, ‘The English Game’ não é só uma série sobre esporte.