Nova série original do Omelete mostra como os games contam a história da humanidade

0
42

 

O selo Omelete Originals lança neste domingo (22) a série documental “História Através dos Games”, uma análise de como os jogos de videogames retratam eventos factuais da História da humanidade. A série é mais uma produção original do site The Enemy, canal de games do Omelete, que no último ano tem lançado trabalhos autorais de ficção e documentário em sua plataforma no YouTube e em canais de TV a cabo, como A&E e History Channel.

 

 

Em sua primeira temporada, “História Através dos Games” aborda jogos de videogame consagrados que se passam na Segunda Guerra Mundial e propõe uma discussão sobre o conteúdo das obras do ponto de vista didático, além de lançar um olhar sobre o que as tramas podem nos falar sobre a história factual e sobre nosso próprio presente.

 

O episódio de estreia analisa o jogo Call of Duty – WWII e sua narrativa contada a partir da perspectiva do exército dos Estados Unidos durante a guerra. Fortemente inspirado no cinema de Hollywood, o jogo tem um olhar romântico sobre os feitos da Primeira Divisão de Infantaria e acompanha as tropas desde o desembarque na Normandia, na França.

 

O segundo episódio trata do jogo Battlefield V e sua visão europeia sobre os conflitos. Suas missões do modo campanha são batalhas quase desconhecidas da guerra, como a sabotagem a uma usina nuclear na Noruega e a contribuição do exército africano das colônias francesas para a libertação da nação matriz. Neste sentido, o debate aborda o constante dilema entre liberdade criativa e fidedignidade histórica.

A season finale da série é focada em Wolfenstein: The New Order e sua trama contrafactual que especula como seria o mundo sob domínio nazista. Da imposição ideológica alemã a seu domínio cultural no planeta, o jogo mostra uma realidade em que as atrocidades do regime de Hitler se tornam corriqueiras. Wolfenstein, inclusive, cria um selo musical com canções de ode à raça ariana, inspiradas em hits de bandas americanas dos anos 60 que, neste universo, jamais existiram.

“História Através dos Games” estreia neste domingo (22), às 18h, no canal The Enemy no YouTube. No domingo seguinte (29) é a vez do canal History Channel exibir o primeiro episódio, às 19h. A série será exibida semanalmente em ambas as plataformas.

 

Assista abaixo o teaser de “História Através dos Games”: